sábado, 31 de julho de 2004

Patada no escuro

Eu, como bom munícipe que tento ser, visito não raras vezes o sítio da Câmara Municipal de Almada na Internet. Eis qunado não é o meu espanto quando deparo com uma nova actividade interactiva na qual todos podem participar. Chama-se qualquer coisa do género "Calcule a sua pegada ecológica". Eu olhando para o meu 9 (mais usalmente 43 1/2), decidi avançar. Respondi a uma série de perguntas e eis que me chegou a resposta...


Para quem não conseguiu, por qualquer motivo interpretar a imagem, faço uma pequena síntese do resultado...

CATEGORIA HECTARES GLOBAIS
ALIMENTAÇÃO 1.3
MOBILIDADE E TRANSPORTES 0.1
HABITAÇÃO 0.6
BENS DE CONSUMO E SERVIÇOS 0.6
VALOR TOTAL DA PEGADA 2.6

(uma pegada 2.6 hectares?!)

COMO TERMO DE COMPARAÇÃO, A PEGADA ECOLÓGICA MÉDIA NO SEU PAÍS É 4.5
HECTARES GLOBAIS POR PESSOA.

(SIM, eu sou mais racional e ecológico do que a maioria dos Portugueses!)

MUNDIALMENTE, EXISTEM 1.8 HECTARES GLOBAIS DE ÁREA BIOLOGICAMENTE
PRODUTIVA POR PESSOA.

(Oh diabo... não querem lá ver que...)

SE TODOS TIVÉSSEMOS UMA PEGADA ECOLÓGICA SEMELHANTE À SUA, IRÍAMOS
PRECISAR DE 1.4 PLANETAS TERRA.

(É oficial! Eu sou uma autêntica bestinha!)


Depois aparece-me esta simpática mensagem, como se tratasse de uma consolação...


E isto diz qualquer coisa do género:

Obrigado!
Está dentro dos 80% da população mundial com uma pegada ecológica inferior a 4 hectares. Em termos comparativos, existem actualmente cerca de 2 hectares por pessoa.

Depois ainda dá conselhos de O que fazer com a Pegada Ecológica?


Disto tudo posso tirar apenas algumas conclusões:

- A nível mundial, só faço mal ao planeta, pelo que devia ser imediatamente aniquilado a pó;
- A nível nacional todos deveriam ser aniquilados antes de mim, inclusivamente os dirigentes de partidos como o PEV ou o MPT, que decerto teem uma pata bem maior do que a minha (os tais 4,5 hactares per capita);
- A nível familiar sou com toda a certeza o mais ecológico, isto poruqe tenho tias minhas que deitam variados electrodomésticos pela Ribeira abaixo (e isto é mesmo verdade...).


Ufa! Até que enfim escrevo alguma coisa de interessante no blog... (ou não...).

Sem comentários: